Skip to content

Guia do Currículo de Lavagem/Consciência da mão

Finalidade: Este programa foi projetado para ensinar os 4 Princípios da Consciência da Mão do Henry para diminuir a transmissão de doenças e toxinas ambientais.

Apresentação: Ajuda as crianças entender que limpeza é importante para a boa saúde. Crianças estão começando, nesta idade, tomar conta dos seus próprios corpos. Nós queremos que eles desenvolvam uma maior consciência em relação às mãos e que papel elas têm na proliferação de doenças. Eles imitarão seu comportamento de forma que a repetição dos 4 Princípios de Consciência de Mão ensinará as crianças o comportamento correto a se seguir. Consciência de mão é mais do que só lavagem das mãos. Consciência de mão significa saber onde suas mãos estão e o que suas mãos estão fazendo a toda hora. É sobre não espalhar germes pelos nossos olhos, nariz ou boca esfregando com o dedo ou por transmitir doença, tossindo/espirrando germes em nossas mãos.

POR QUE nós lavamos nossas mãos?

Germes (bactéria ou vírus) (* * veja Definição-pg. 3) causam doenças. Germes são microorganismos que espalham doença. O resfriado comum é um vírus.

Nós não vemos bactérias ou vírus como se nós víssemos sujeira, mas eles estão lá. (Mostre folheto com tipos diferentes de germes identificados).

* Bactérias de Estreptococo (aglomerações arredondadas de bactérias) causam terrível inflamação da garganta; nós temos que ir ao medico e precisamos tomar antibiótico para matar as bactérias em nossa garganta.

* Bactérias de Staphylococcus estão em nossa pele e podem formar espinhas ou cistos.

Os germes estão em todos os lugares (Aponte onde eles podem estar: paredes, chão, escrivaninha, maçanetas, lápis, etc.).

Um espirro é uma explosão de ar que atinge aproximadamente 200 mph – carrega bactérias minúsculas ou vírus em uma névoa (gotinhas) e se espalha por todo o lugar.

Quando você sentir pequenas cócegas em sua garganta, é um sinal de que você vai espirrar e você pode se preparar para aquele espirro. Use um lenço de pano ou de papel ou espirre na dobra de seu cotovelo, assim germes não flutuam no ar ou em sua mão.

Discuta QUANDO é importante lavar as mãos.

1. Antes de comer.

2. Depois de usar o banheiro.

3. Depois de assoar ou esfregar o nariz.

4. Depois que você tosse ou espirra em um lenço de papel.

5. Ao chegar da escola para evitar que se traga germes da escola para sua casa.

6. Ao chegar à escola para evitar que se traga germe de casa para escola.

Por favor, demonstre a Ação e então faça com que os alunos expliquem os Resultados.

Utilizando uma garrafa de spray cheia de água, demonstre um espirro.

AÇÃO RESULTADO (Deixe os alunos dizerem…)

–Espirre em sua mão                                       –mão agora tem o germe

–Abra a porta                                                  –maçaneta tem o germe agora

–Outra pessoa toca a maçaneta                       –o germe está agora na mão dessa pessoa

–A pessoa toca os seus olhos, nariz ou boca–eles se contaminaram agora com o germe.

–O germe está no próprio sistema delas           –elas ficam doentes

Demonstre COMO LAVAR SUAS MÃOS ADEQUADAMENTEusando o Guia de Lavagem das mãos do Henry: (veja pacote)

1. Use SABÃO E ÁGUA CORRENTE MORNA.

2. Esfregue suas mãos vigorosamente durante PELO MENOS 20 SEGUNDOS.

3. Lave todas as superfícies inclusive as costas das mãos, pulsos, entre dedos, debaixo das unhas.

4. Enxágüe bem (se deixar sabão em suas mãos, elas irão secar e rachar).

5. Seque bem as mãos com toalha de papel.

6. FECHE A TORNEIRA COM A TOALHA DE PAPEL que você usou para secar as mãos (isto previne a contração de germes que estavam em suas mãos quando você abriu a torneira).

Discuta:

Os 4 Princípios de Consciência da Mão do Henry:

1. LAVE suas mãos quando elas estiverem sujas e ANTES de comer.

2. NÃO tussa em suas mãos.

3. NÃO espirre em suas mãos.

4. Acima de tudo, NÃO ponha seus dedos em seus olhos, nariz ou boca.

Crianças aprendem através de exemplo. É importante o professor lavar suas mãos antes do almoço e depois de usar o banheiro. Você e seus alunos devem assinar o Termo de Compromisso para seTornar Campeões Lavadores das Mãos e fixar o Quadro Semanal de Sala de Aula de lavagem de Mão do Henry “na parede de sua sala de aula”.

Você pode recompensar os alunos diariamente ou semanalmente com um Medalhão de Campeão Lavador das Mãos.

No Livro de Atividade do Henry você notará que cada página é o seu próprio plano de aula, para ser usado diariamente ou semanalmente. Todo aluno deve levar para casa o “Quadro semanal de lavagem de mão do Henry” e você deve estar usando o Quadro semanal para sala de aula de lavagem de mão do Henry “simultaneamente ou consecutivamente”.

O Livro de Atividade do Primário Inclui:

1. Os 4 Princípios de Consciência da Mão do Henry – leia-o em voz alta e faça os alunos pinta-lo.

2. O Guia de Lavagem das mãos do Henry – leia-o em voz alta e discuta com seus alunos. Faça-os colorir os quadros.

3. Instruções de lavagem das mãos do Henry – leia em voz alta e faça os alunos colorir os quadros e leva-los para casa para compartilhar com familiares.

4. Identificando Germes – leia esta página para os alunos. Não é importante que eles se lembrem dos nomes dos germes, é importante que eles saibam que estes germes podem ser evitados com boas técnicas de lavagem das mãos.

Dê ênfase aos alunos de que germes são os seus inimigos. Faça-os colorir os germes enquanto você discute onde eles podem ser encontrados.

5. De quais Temperaturas os Germes Gostam? – Faça os alunos colorir esta página enquanto você discute como as temperaturas afetam os germes.

6. Termo de Compromisso do Henry – Faça os alunos assinar o termo de compromisso para se tornar um Campeão de Lavagem das Mãos e ajudar a parar com a proliferação de germes.

7. O Boneco de Mão do Henry – imprima recortes em papel colorido ou faça os alunos colorir a camisa e os shorts e desenhar o rosto do Henry. Os alunos colam os shorts e camisa e colam no palito de picolé. Eles podem levar para casa para compartilhar com a família e amigos. Crianças também podem traçar a suas próprias mãos para criar um boneco do Henry.

8. A Máscara de Mão do Henry – Faça os alunos colorir a máscara (deixe-os escolher suas cores favoritas) e recorte-a (não esqueça de recortar os círculos para os olhos). Deixe-os olhar em um espelho. Isto reforçará o “visual” do Henry na lavagem das mãos.

9. O Medalhão de Campeão do Lavador das Mãos do Henry – faça os alunos colorir, recorte e monte em papelão ou papel cartão. Alunos podem usar estame, tira ou fio para criar seu próprio medalhão. Encoraje seus alunos a leva-lo para casa e usar com a família e amigos para reforçar a mensagem em casa enquanto você reforçar o comportamento na escola.

10. Conte com Henry para Ligar os Pontos – Faça com que seus alunos liguem os pontos e depois pintem a figura. Peça que eles expliquem o que vêem.

11. Os Problemas de Matemática de Henry – Peça aos alunos para tentar resolver o primeiro problema de matemática (você pode ter que ajudar). Mostre aos alunos quão depressa o número cresce de pouco para muito.

12. O Labirinto do Henry – explique o labirinto aos alunos para evitar confusão. A meta é para crianças alcançar o centro e se tornarem Campeões Lavadores das Mãos.

13. O Jogo do Código Secreto do detetive Henry – Faça os alunos usar o código no topo da pagina para descobrir as respostas ao completar a oração.

14. O Quadro semanal de lavagem de Mão do Henry – Faça os alunos colorir o Henry e enfatize que eles devem compartilhar este programa com as suas famílias.

15. O Quadro semanal para Sala de Aula de Lavagem de Mão do Henry – Faça uma lista com os nomes dos alunos e coloque uma marca no espaço apropriado quando eles lavarem as mãos. Ao término da semana, o aluno com o a maior numero de marcas se torna um Campeão de Lavagem das Mãos!

(Para alunos mais jovens você pode premiar com uma Medalha de Campeão de Lavagem das mãos para um aluno diferente cada dia, para reforçar o comportamento do Campeão de Lavagem das Mãos).

Professores, a mensagem de consciência/lavagem das mãos precisa ser reforçada várias vezes ao longo do dia.

* * Definições

GERMES

Germes são microorganismos, seres vivos minúsculos que só podem ser vistos com ajuda de um microscópio. Bilhões de microorganismos vivem em sua pele ou em seu corpo. A maioria deles é inofensivo; alguns de fato nos ajudam a manter a saúde.

Germes de doenças que os cientistas chamam patogênicas são a exceção. Eles são microorganismos específicos que são capazes de causar doenças contagiosas. Cientistas classificaram os patogênicos em seis categorias: vírus, bactérias, rickettsiae, fungos, protozoários e lombrigas parasitárias.

Vírus e bactérias são os agentes causadores de doenças da maioria das infecções na infância e os mais pertinentes em crianças da escola primária.

VÍRUS

Vírus são menores que qualquer célula conhecida. Eles são principalmente compostos de proteína e ácido nucléico, o material genético responsável por determinar o crescimento de células em organismos vivos.

Muitos dos vírus que foram identificados são classificados como patogênicos, quer dizer, capazes de causar doença. Vírus só pode multiplicar-se quando ele invade as células. Uma vez dentro de uma célula, um vírus pode causar doença mudando a atividade química normal da célula. O vírus leva a célula a produzir vírus. Uma vez cheio de vírus, a célula estoura, espalhando os novos vírus a outras células onde o processo começa por toda parte novamente.

Vírus são responsáveis por mais doenças que qualquer outro tipo de patogênicos. Cada vírus diferente causa uma doença específica. Exemplos incluem o resfriado comum, gripe e infecções da infância mais contagiosas como catapora, sarampo, caxumbas, feridas frias e bolhas de febre. Cientistas também suspeitam que os vírus podem ser com certeza responsáveis por certas formas de câncer.

BACTÉRIAS

Bactérias são organismos unicelulares que têm uma das três formas básicas: bastão (bacilos), redondo (coccídios) ou espiral (espiriláceas).

Bactérias podem crescer e podem se reproduzir depressa dobrando em tamanho e dividindo-se pela metade.

Bactérias podem ser encontradas por todo o ambiente. Você entra em contato com elas em quase tudo que você toca.

Milhões de bactérias também estão normalmente presentes por dentro e por fora do corpo. A maioria não causa problemas e muitas ajudam para o funcionamento normal do corpo. Por exemplo, nos intestinos, algumas bactérias ajudam processar os dejetos do corpo para sua eliminação.

Porém, outras bactérias são patogênicas. Bactérias Patogênicas que vivem dentro do corpo conseguem comida para a substância encontrada em tecido humano. Elas podem causar doença quando produzem produtos específicos como tétano ou outras toxinas que contaminam o corpo.

Exemplos de doenças causadas por bactérias incluem garganta inflamada, pneumonia, difteria e tétano. Bactérias Patogênicas também podem se multiplicar em comida que seja impropriamente armazenada e podem causar intoxicação gastrintestinal.

Scroll To Top