Instruções para Experiência do Germe Brilhante

Antes de fazer esta experiência, por favor, revise a técnica correta de lavagem das mãos com seus alunos usando o Guia de lavagem das mãos do Henry.

A técnica segue abaixo:

  1. Use SABÃO E ÁGUA CORRENTE MORNA.
  2. Esfregue suas mãos vigorosamente durante PELO MENOS 20 SEGUNDOS.
  3. Lave todas as superfícies inclusive as costas das mãos, pulsos, entre dedos, debaixo de unhas.
  4. Enxágüe bem (se deixar sabão em suas mãos elas irão secar e rachar).
  5. Seque bem as mãos com toalha de papel.
  6. ABRA A TORNEIRA COM A TOALHA DE PAPEL que você usou para secar as mãos (isto previne de contrair os germes que estavam em suas mãos quando você abriu a torneira).

O equipamento pode ser usado de três modos: treinamento de lavagem das mãos, demonstração de limpeza de superfícies, e espalhando germes de uma pessoa para outra. Divida a classe de forma que 1/2 esteja fazendo a limpeza de superfícies, enquanto a outra metade esteja fazendo proliferação de germes. Isto permitirá discussão entre alunos na medida que eles compartilham resultados.

LAVAGEM DAS MÃOS: Coloque algumas gotas de solução nas mãos de cada aluno. Faça-os esfregar como loção para mãos. Isto espalhará os “germes” por toda parte. Faço-os lavar as mãos como descrito acima. Enquanto eles lavam as mãos, use a luz fluorescente para realçar onde se encontram (a luz negra fará os “germes” brilhar claramente!). Isto deve demonstrar a importância de lavar suas mãos corretamente. Você pode querer dividir a classe mais adiante e fazer alguns alunos lavarem suas mãos incorretamente no princípio para mostrar como os germes permanecerão (ex: usando apenas água ou não esfregando as mãos vigorosamente).

LIMPEZA DE SUPERFÍCIE: Use o pó de Germe brilhante. Espalhe uma pequena quantidade sobre uma mesa e ligeiramente espane a área toda. Faça os alunos limpar a superfície inteira até que todo o pó visível tenha saído. Use a luz fluorescente para realçar os “germes” que não foram limpos.

ESPALHANDO OS GERMES: Polvilhe uma pequena quantidade de pó nas mãos dos alunos. Faça os alunos esfregar o pó por toda a mão e então apertar as mãos de vários outros alunos que não tenham o pó em suas mãos. Faça também os alunos tocar outras superfícies, e um ao outro. Use a luz fluorescente para realçar os “germes” que foram transferidos.

(* Os materiais necessários para executar a experiência Germe brilhante podem ser encontrados no www. glogerm.com.)